Cuidar da saúde mental é um processo cotidiano muito importante, permitir-se sentir emoções e identificá-las como elas comunicam com o corpo.
Setembro: mês da primavera, das flores, do renascer da natureza e mês da prevenção do suicídio. A campanha visa informar e ajudar a prevenir esse fenômeno que apresenta fatores biopsicossociais: diálogo e transparência são fundamentais na prevenção.
O desejo de se matar NÃO é para fracos, nem pessoas sem fé, nem falta de coragem, nem frescura, nem mente fraca, nem para chamar a atenção, e sim para alguém que sofre, que quer ser ouvido(a) nas suas dores e angustias, alguém que não necessariamente deseje morrer mas quer viver de outra maneira, quer reduzir seu sofrimento mas não sabe como. Essa pessoa clama por ajuda genuína, por alguém que a ouça sem julgamentos e sem preconceitos. A falta de informação pode estar trazendo mais sofrimentos a tantas pessoas sofridas psiquicamente.
Importante respeitar a dor do outro, muitas vezes, podemos achar a motivação banal, mas cada um sente e se angustia com as coisas de forma particular. Procure ajuda psiquiátrica, psicológica, médica, enfim, profissionais capacitados para tirar duvidas e ajudar de forma mais adequada e eficaz a sua saúde mental.
Ficar de olhos, ouvidos e coração abertos para identificar, entender e discriminar este grito silencioso, bem como oferecer algumas sugestões e cuidados em relação ao tratamento proposto.
No meu entender o suicídio é mais que um gesto que ‘’CALA’’, é um gesto que FALA’’!
Silvia Daltro (Psicóloga clinica especialista em terapia cognitivo comportamental)
CRP\03 13226
(CVV 188) 24hs